Para que Serve Dinâmica de Grupo ?

Na cabeça de muita gente, dinâmicas de grupo são sinônimo de constrangimento, pânico ou simplesmente perda de tempo. No entanto, ela é uma ferramenta preciosa para empregadores e também para candidatos. Isso porque elas servem para revelar quem é o profissional de verdade.

A dinâmica é basicamente um instrumento para medir compatibilidade, o que é bom para os dois lados”, já que a ideia é verificar se você e o seu empregador “combinam”, a sinceridade é sempre o melhor caminho. “Fingir ser outra pessoa na dinâmica é o erro mais grave que um candidato pode cometer.

DÁ PARA SE PREPARAR PARA UMA DINÂMICA DE GRUPO?

A dinâmica serve justamente para avaliar aquilo que não pode ser ensaiado antes. Por isso, não há nenhuma preparação específica para a atividade. O candidato deve se preparar apenas para agir naturalmente e ser ele mesmo.

O QUE SE COSTUMA AVALIAR EM UMA DINÂMICA DE GRUPO?

Na dinâmica de grupo avalia-se a personalidade e as competências comportamentais do candidato. Habilidades de relacionamento interpessoal, criatividade, iniciativa, liderança e facilidade para se comunicar são alguns exemplos do que os recrutadores costumam observar neste processo.